Balanceamento de rodas: a importância de manter em dia
postado em 04/04/2022
Manter o balanceamento de rodas em dia é uma obrigação de qualquer motorista. Além de garantir o bom funcionamento do veículo e aumentar a vida útil dos pneus, é um procedimento que vai garantir a segurança da direção. O balanceamento de rodas deve estar na lista do proprietário para ser realizado de forma periódica ou sempre que houver necessidade. Afinal, ele resulta em diversos benefícios para o veículo e o condutor. Neste artigo abordaremos sobre a importância do balanceamento de rodas, sua periodicidade e os cuidados para realizar esse procedimento adequadamente. Aproveite sua leitura!
A importância do balanceamento de rodas
O balanceamento de rodas é um procedimento realizado nos pneus do veículo que consiste na distribuição de peso de forma igual para toda circunferência do pneu, bem como o jogo completo. É um dos tipos de serviços mais comuns oferecidos por auto centers e até mesmo borracharias. Deve fazer parte da lista de itens que precisam ser revisados periodicamente. Manter o balanceamento de rodas garante que o movimento dos pneus e o equilíbrio durante a rodagem fiquem estáveis. Quanto o carro necessita de balanceamento, ele apresenta alguns sinais que podem ser sentidos pelo condutor no momento da direção. Geralmente o veículo apresenta desequilíbrio em alguma das rodas, gerando peso durante a rodagem. O volante ou assentos também podem sofrer vibrações quando a velocidade do carro aumenta. É comum também a sensação de direção pesada, que é refletida no volante. Além do peso, é possível sentir que um lado é puxado mais que outro, que pode gerar desgastes desiguais nos pneus. Esses são alguns sinais de que o veículo precisa ser balanceado. Um veículo que não passa pelo balanceamento de rodas resulta no desgaste prematuro dos pneus, maior consumo de combustível e comprometimento dos sistemas de suspensão e direção. Vale lembrar que problemas como os citados acima colocam não só o condutor e seus passageiros em risco como também afeta a segurança do trânsito em geral.Quais as vantagens do balanceamento de rodas?
Além das questões de segurança, o balanceamento de rodas garante diversos outros benefícios ao veículo. Para tanto, é um tipo de manutenção que pode ser efetuada tanto de maneira preventiva como corretiva. O ideal é que o proprietário do veículo se organize para que a revisão do veículo seja realizada de maneira periódica, como, por exemplo, a cada 6 meses ou após determinada quilometragem, como 6.000 a 10.000 km. Veículos mais antigos ou que trafegam em vias mais adversas, podem requerer o balanceamento em um período mais curto de tempo. Também pode ser interessante realizar o balanceamento antes ou após viagens longas. Deixar para realizar a manutenção quando o carro apresenta problemas, pode sair mais caro. Dentre as diversas vantagens em se realizar o balanceamento de rodas, podemos destacar:- Aumento do desempenho do veículo.
- Maior conforto na direção.
- Economia no consumo de energia.
- Aumento da vida útil dos pneus.
- Evita acidentes no trânsito.