A grande maioria das pessoas sonha em ter o próprio negócio. A borracharia é um estabelecimento que também entra na lista de possíveis segmentos para quem deseja empreender no setor automotivo.
Ser proprietário da própria empresa e ainda ter um negócio lucrativo é possível. Para o segmento de borracharia, algumas estratégias são válidas para aumentar a vendas e fidelizar clientes.
No artigo de hoje vamos falar sobre como é possível aumentar as vendas da sua borracharia, manter clientes satisfeitos e manter o seu negócio em um ciclo de crescimento contínuo. Continue com a gente!
Qual o faturamento de uma borracharia?
Atualmente, o faturamento mensal de uma borracharia pode ser variável de 10 mil a 100 mil reais mensais. Esses números são extremamente atrativos para quem deseja montar uma borracharia.
Porém, não basta simplesmente abrir o estabelecimento e aguardar os clientes chegarem. O sucesso da borracharia começa desde o plano de negócios, onde são definidos o público-alvo, a localização, serviços prestados e demais fatores que devem ser considerados.
Uma borracharia em funcionamento possui despesas fixas, como funcionários, impostos, insumos, equipamentos, água, luz, aluguel, entre outros.
Estima-se que o proprietário de uma borracharia pode ter ganhos equivalentes a 60% do lucro líquido mensal. Mas vale lembrar que é importante manter uma parte para reinvestir no negócio. Principalmente se o foco é aumentar as vendas e o crescimento a curto e logo prazo.
A borracharia é um negócio rentável?
Para responder a essa pergunta, vamos avaliar o mercado de automóveis no Brasil.
A compra de veículos novos e usados podem corresponder em até 85% do mercado total. Com o uso de automóveis por aplicativos, o número de carros que circulam nas vias diariamente aumentou bastante.
Com esses números, é possível concluir que o segmento de borraria é realmente rentável. Afinal, todos esses veículos vão precisar de cuidados algum dia.
Em contrapartida, a concorrência entre borracharias é acirrada. É preciso métodos e estratégias para se destacar no mercado e captar a maior parte desses clientes que trafegam diariamente em seus veículos.
Para isso, é necessário investimento no negócio e diferenciais competitivos que coloquem o negócio a frente da concorrência, aumentando assim o faturamento, trazendo uma boa margem de lucro.
Se esse é o seu objetivo, então continue a leitura a partir do próximo parágrafo.
Dicas para aumentar as vendas da sua borracharia
Para se destacar em relação à concorrência que é grande, é preciso investir no negócio.
Existem borracharias que faturam menos de 10 mil reais mensais por não inovarem em seus serviços. Pode-se considerar que com um faturamento destes, a margem de lucro é bem pequena.
A boa notícia é que existem estratégias que podem aumentar as vendas da borracharia, fidelizar clientes e torná-la uma referência no segmento. Veja algumas dicas estratégicas que podem auxiliar no aumento do faturamento da sua borracharia.
Modernize a estrutura da borracharia
Proporcionar um visual mais moderno e inovador da borracharia impacta o cliente, fazendo com ele se sinta mais seguro para contratar o serviço.
Aquele visual desorganizado e sujo de antigamente pode gerar uma impressão negativa. Vale lembrar que o cliente hoje é muito mais exigente.
É claro que a área operacional é um ambiente que terá sempre equipamentos, graxas e óleos. Mas é importante trabalhar de maneira organizada, não só para causar uma boa impressão, mas também otimizar os trabalhos.
Vale a pena também investir em equipamentos e ferramentais modernos e de alta eficiência para garantir serviços mais rápidos e precisos.
Outro ponto é manter uma área de atendimento ao cliente, onde ele possa se sentir confortável e mais seguro para deixar o veículo para reparo, e quem sabe aguardar a conclusão do serviço.
Ofereça serviços diversificados
Além dos serviços convencionais da borracharia, é possível oferecer ao cliente outros tipos de serviços, que podem agregar valor ao estabelecimento e facilitar a busca do cliente, de forma que se tenha tudo o que é necessário em um único lugar.
Uma borracharia pode prestar diversos serviços, partindo do reparo dos pneus, até a troca de óleo e filtro, balanceamento e alinhamento, troca de peças, estética automotiva, limpeza de pneus, entre outras atividades, e inclusive venda de produtos.
Algo que também pode ser um diferencial para o negócio, é um serviço 24h no local. Isso vai destacar a borracharia por atender os clientes que não possuem condições de ir ao estabelecimento dentro do horário comercial, ou quando surgir de fato uma emergência.
Realize a venda de produtos
A venda de produtos é outra atividade que pode impulsionar o faturamento da borracharia.
A oferta de produtos básicos como acessórios para carros, calotas, lâmpadas, óleo para motor, retrovisores, dentre outros, é uma ótima estratégia para aumentar as vendas.
Principalmente para aqueles clientes que vão ficar à espera do reparo no estabelecimento. O posicionamento de produtos na área de atendimento ao cliente pode gerar novas oportunidades de venda à medida que se identificam as necessidades.
Mantenha o treinamento da equipe em dia
Uma equipe bem treinada e preparada vai gerar credibilidade ao estabelecimento e aumentar a confiança do cliente para fechar a contratação do serviço.
Não adianta manter uma estrutura atrativa, se não há uma prestação de serviço de qualidade. Por isso, é importante manter a equipe sempre atualizada, principalmente naqueles produtos que são entregues pelos fabricantes, isso garante a excelência no atendimento.
Um ponto favorável é que com uma equipe capacitada e assertiva nos reparos, há possibilidade de aumentar valor do serviço sem reduzir a qualidade da prestação, já que o cliente confia nos profissionais.
Invista em softwares de gestão
A borracharia também pode contar com um sistema de gestão, não só para auxiliar no faturamento e controle de estoque, mas para criar uma base de clientes que se possa manter um relacionamento, e assim gerar recorrência de atendimento e até possíveis indicações.
Com os controles que o sistema proporciona, é possível lembrar o cliente sobre procedimentos como balanceamento, alinhamento, ou outros serviços que devem ser realizados periodicamente.
Isso vai proporcionar uma boa experiência ao cliente, que sabe que pode contar com o estabelecimento para os cuidados do seu veículo.
Utilize o marketing digital
O marketing digital pode ser um grande aliado para o aumento das vendas na borracharia. Com o amplo acesso as redes sociais nos dias de hoje, vale a pena manter a presença digital com dicas sobre os cuidados com o veículo, divulgação de promoções e até mesmo a prestação de novos serviços.
Através das redes sociais também é possível levar informações sobre o lançamento de novos produtos e até mesmo casos de sucesso de alguns clientes.
Essas são algumas dicas simples e que podem aumentar e muito o faturamento da sua borracharia. Lembre-se que é preciso se destacar em meio a concorrência. Além disso, a maioria dos clientes busca serviços na internet. Logo, manter uma presença digital também é um caminho para que sua borracharia seja diferenciada no mercado.
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Até a próxima!