Como é feito o processo de cambagem?
postado em 20/05/2022
A cambagem é um dos serviços que ainda é realizado pela maioria das oficinas. É um processo que também facilita para o alinhamento dos pneus. Para que você entenda o que é a cambagem, elaboramos esse artigo para explicar como ela funciona e os tipos aplicados pelas oficinas. Aproveite sua leitura!
O que é a cambagem?
Cambagem é um procedimento de alinhamento do camber, que é o ângulo de inclinação lateral em relação ao eixo vertical do veículo. O alinhamento do ângulo do camber é fundamental para que os pneus possam aderir ao solo da melhor maneira possível. O ângulo do camber é um parâmetro que define, em graus, a inclinação das rodas considerando um eixo imaginário na vertical. Na verdade, cada modelo de veículo possui uma especificação para a inclinação de suas rodas. Para realizar a cambagem, é utilizado um calço específico para suprir a folga que pode manter o pneu desalinhado e mantê-lo no eixo correto. Alguns procedimentos de cambagem são realizados por um parafuso destinado a esse fim. Os dispositivos utilizados para cambagem devem corresponder ao modelo do veículo. O calço para cambagem possui um formato em Y e é encaixado ao parafuso da roda. Ele preenche a folga para que o pneu seja alinhado no ângulo correto. O parafuso para cambagem também deve atender ao modelo do veículo. Ele é utilizado para a correção do ângulo do camber, variando de 1°?45? positivo ou negativo, substituindo o parafuso superior em veículos que apresentam suspensão com dois amortecedores e que possuem dois parafusos na base. A cambagem pode possuir três regulações de ângulos: positiva, negativa ou nula.Cambagem positiva
A cambagem positiva é realizada quando as rodas do veículo estão mais afastadas da parte inferior do que na superior. Quando é aplicada a cambagem positiva, o desgaste nas articulações da direção é reduzido, permitindo uma condução mais leve e confortável. É recomendado que a cambagem positiva seja realizada a cada 5.000 quilômetros rodados.Cambagem negativa
A cambagem negativa deve ser aplicada quando as rodas estão próximas entre si pela parte superior do pneu. Nessa condição, o pneu transfere mais peso para a parte interna, o que pode ocasionar seu desgaste. É importante realizar a definição do equilíbrio e ajustar a curvatura adequada durante a cambagem. Isso evita o desgaste dos rolamentos e das juntas esféricas que compõem a direção do veículo.Cambagem nula
A cambagem nula deve ser realizada quando as rodas se apresentam perpendiculares ao solo. O condutor pode sentir a direção mais pesada, juntamente devido a maior carga vertical aplicada.Quando a cambagem deve ser realizada?
É comum que o proprietário do veículo tenha dúvidas sobre o momento de realizar a cambagem. Vale lembrar que os buracos presentes nas vias são os maiores responsáveis pelo desalinhamento e desgastes dos pneus e rodas. Quando os pneus entram nesses buracos, as rodas são expostas a pancadas, o que faz a perda da angulação correta. Outros fatores também podem contribuir para que a angulação das rodas saia do padrão, como:- Defeito nas molas.
- Desgastes dos componentes da suspensão.
- Peças da suspensão que precisam ser trocadas.