Assim como todo negócio, uma borracharia também precisa de cuidados especiais quando se trata da vida financeira.
Para tanto, manter as finanças organizadas e reservas para momentos adversos é fundamental para garantir o funcionamento do negócio e o bom atendimento aos clientes.
No artigo de hoje falaremos sobre algumas dicas para cuidar das finanças de uma borracharia de forma descomplicada.
Boa leitura!
A importância da gestão financeira para uma borracharia
Uma
borracharia trabalha com várias frentes de trabalho. Além do reparo de pneus, a
prestação de serviços adicionais e venda de produtos, ela ainda demanda atividades como treinamentos de equipes e administração.
Além dessas frentes, a gestão financeira também está presente e envolve fatores como aquisição de produtos, pagamento de funcionários e fornecedores, despesas, entre outros.
Manter cuidados com a gestão do fluxo de caixa é muito importante, não só para a manutenção do negócio, mas também para o controle das finanças do estabelecimento.
Outro ponto importante da gestão financeira bem estruturada de uma borracharia, é a elaboração de um planejamento para o futuro com foco em aumentar a rentabilidade e investir em novos negócios.
Como manter os cuidados necessários para uma borracharia?
Para realizar a gestão financeira da borracharia e cuidar bem das finanças, é necessário um processo com várias etapas para manter o controle e acompanhamento do caixa.
Essa gestão pode ser realizada através de sistemas especializados que facilitam o controle do caixa ou contar com um profissional especialista para essa demanda, como um contador.
Mesmo com essa ajuda externa, o proprietário da borracharia precisa entender sobre o controle financeiro para acompanhar sua evolução.
Com o objetivo de facilitar esse controle para os empresários do segmento de borracharia, vamos listar algumas dicas.
Gerenciamento constante do fluxo de caixa
O fluxo de caixa consiste no registro de todos os valores que entraram e saíram da empresa.
Para o lançamento desses valores, é preciso que os mesmos sejam precisos, incluindo informações sobre a data em que ocorreram.
Dessa forma, é possível saber exatamente o montante de dinheiro que entrou na borracharia, o que representa a receita, e as saídas, que são pagamentos de despesas.
Logo, para manter a precisão no controle do fluxo caixa, é fundamental manter uma rotina de registro para toda a movimentação financeira ocorrida ao longo do dia.
Otimização do capital de giro
Quando falamos em capital de giro, nos referimos a uma quantidade de dinheiro que o negócio necessita para manter seu funcionamento.
O capital de giro representa todo o custo do negócio acrescido de uma taxa de erro de 10%. Este número é o valor que precisa entrar no caixa para a manutenção do negócio.
Otimizar o capital de giro é fundamental para que o negócio continue funcionando com todas as contas pagas e ainda com possibilidade de aumentar a lucratividade.
Rotina de fornecimento
É importante criar uma rotina de fornecimento para que não faltem insumos no atendimento ao cliente, além de uma programação de custos referente a aquisição de novos materiais.
Vale lembrar que quanto maior o número de clientes, maior é a aquisição de produtos para a rotina diária da borracharia.
Isso pode demandar aumento do capital de giro, mas em contrapartida, a rentabilidade também será maior.
Estabelecimento de metas
Estabelecer metas é fundamental para qualquer negócio, especialmente para uma borracharia.
Afinal, as metas possibilitam a tomada de decisão do negócio, que pode ser desde o aumento do faturamento mensal até cortes de gastos obsoletos. Também contribui para o aumento da lucratividade.
Mas não basta só criar as metas. É preciso estudar como elas serão implementadas, os métodos para que elas sejam alcançadas e como identificar se elas foram cumpridas.
Elaboração de um plano B
Uma borracharia pode apresentar acontecimentos que muitas vezes não são previstos.
Esses eventos podem ser desde defeitos em equipamentos necessários, falta de profissionais ou até mesmo prejuízos acarretados por clientes.
Para tanto, é fundamental ter um plano B para momentos de emergência. Isso pode ser uma reserva de emergências até estratégias para lidar com eventos adversos.
Um exemplo foi a pandemia da COVID-19 que obrigou milhares de estabelecimentos a fecharem suas portas por tempo indeterminado.
Apesar do setor de borracharia ser considerado essencial, houve redução do número de clientes, já que todos ficaram em casa.
Em momentos assim é muito importante ter opções para driblar os problemas e garantir o negócio funcionando.
Com essas dicas, esperamos que você possa ter uma visão diferenciada sobre a gestão financeira da sua borracharia e ter ajudado em sua organização.
Programe a rotina de fornecimento da sua borracharia com a FVA
A
FVA é uma empresa que atende borracharias, auto centers e truck centers de todo o Brasil com soluções de alta performance.
Com uma ampla linha de
produtos, permitimos que você programe sua rotina de fornecimento com total eficiência e pontualidade.
Conte com a FVA para programar a aquisição de produtos para sua borracharia.
O que achou deste artigo? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias do segmento automotivo.
Até a próxima!