Entenda a diferença entre reparo de pneus a quente e a frio
postado em 04/06/2022
O reparo de pneus é o processo feito quando um pneu é furado e tem ainda condição de rodagem. Para realizar o conserto dos pneus, as borracharias utilizam dois métodos: a quente e a frio. Apesar de ambos serem eficientes, é importante conhecer cada tipo para escolher a melhor opção.
O que é a reparo de pneus?
Substituir por outro ou recuperar a peça danificada? Essa é a principal dúvida quando um pneu fura ou rasga. Caso o pneu esteja muito desgastado o ideal seria a troca, mas se ele ainda estiver em boas condições de uso e pouco rodado, o conserto pode resolver o problema, além de ser mais barato. Além disso, o preço elevado dos pneus e câmeras faz com que os reparos sejam as principais soluções em muitos casos. Lembrando que nem todos os pneus furados ou rasgados podem ser recuperados. A possibilidade de reparo depende do local, do tamanho e do ângulo do dano. De acordo com a norma NBR NM225, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, todos os tipos de pneus (diagonal e radial), podem ser consertados desde que o furo tenha no máximo 6 milímetros de diâmetro. Qualquer dano que ultrapasse esta medida, pode significar que o pneu está condenado. Não é apenas o diâmetro do dano que deve ser considerado, existem outros fatores:- A idade da carcaça precisa ser inferior a 5 anos (de acordo com a data de fabricação).
- Não estiver contaminado por produtos derivados do petróleo.
- Sem avarias na área dos talões, flancos ou ombros.
- Sem rachadura no flanco.
- Não ter atingido os indicadores de desgaste (TWI).
Reparo de pneus a quente
O conserto de pneu a quente é realizado pelo processo que é conhecido como vulcanização. Este método é utilizado para reparar câmaras e pneus que foram furados ou rasgados nas laterais.Como é feito?
Passo 1: raspagem interna e externa no local a ser consertado no pneu. Passo 2: aplicação da cola, e em seguida é fixado um material emborrachado conhecido como laminado ou o manchão pronto. Passo 3: aplicação de mais uma camada de cola e inserção de um material conhecido como vulcanite (material feito de borracha pura) para reforçar ainda mais o remendo. Passo 4: por último, o pneu segue para a vulcanizadora por aproximadamente 3 horas, sendo prensado na região remendada junto com calor que irá unir as moléculas da borracha e formar o remendo adequado.Pontos favoráveis
- Oferece alta qualidade e segurança no remendo.
- Eficiente para furos e cortes nas laterais dos pneus.
Pontos desfavoráveis
- Deve ser realizado apenas por profissionais e estabelecimentos especializados.
- Maior tempo para a execução.
- O preço é mais elevado, se comparado com o remendo a frio.
Reparo de pneus a frio
O reparo de pneu a frio surgiu com o objetivo de agilizar o tempo de conserto dos pneus e câmaras, essa é sua principal vantagem em relação ao remendo a quente. Esta é uma opção recomendada para câmaras de ar e para pequenos furos nas bandas de rodagem dos pneus.Como é feito?
- Passo 1: identificar o local que será reparado e fazer a raspagem da região utilizando uma lixa.
- Passo 2: aplicação da cola (também conhecida como cola cimento) na região do remendo.
- Passo 3: aplicação do remendo no local onde foi aplicada a cola, é preciso esperar de 3 a 5 minutos para secar. Neste processo é realizada uma reação química que irá soldar a borracha do pneu ou câmera com a borracha do remendo.
Tipos de remendos a frio
Hoje é possível encontrar diversas opções de remendos a frio, mas podemos dar destaque para: Remendo redondo: possui diversos tamanhos e pode ser aplicado em pneus e câmeras. É ideal para danos circulares, como furos de prego. Refil: também conhecido como macarrão, uma solução mais simples e barata. É uma opção provisória de remendo, possibilitando que o veículo chegue até um local adequado para o conserto ideal. Aqui, o furo é preenchido com uma massa alongada, sem a necessidade de desmontar o pneu. Ao optar por esta técnica é preciso estar atento. Com o tempo, a capacidade de vedação diminui, podendo causar infiltrações e danificar a resistência do aço da estrutura do pneu. Manchão ou plugue: são folhas de borracha utilizadas para reparar rasgos maiores ou em pequenos reparos cortando os pedaços necessários. São aplicadas pela parte de dentro do pneu, em cima da área danificada. É a técnica mais utilizada nas borracharias, inclusive em cima do macarrão para evitar vazamentos. Manchão combinado: é a técnica mais indicada pelos fabricantes e bastante utilizada em centros automotivos. Nesta técnica são utilizadas uma haste para preencher o furo e uma base para vedar o lado de dentro do pneu. Assim sendo, este reparo também necessita da desmontagem do pneu.Pontos Favoráveis
- Pode ser aplicado por qualquer pessoa que conheça os cuidados de manuseio.
- Deve ser utilizado para ocasiões de urgência, por exemplo, em estradas para ganhar tempo até chegar em uma borracharia.
- Ideal para câmeras de ar.
- Rápida recuperação de pneus e câmeras.
Pontos desfavoráveis
- Não é recomendado para qualquer tipo de furo ou rasgo.
- Pode soltar com o tempo.