O processo de montagem e desmontagem de pneus pode parecer simples, mas requer uma atenção especial.
Vale ressaltar que o bom funcionamento dos pneus possui influência direta no carro, não só para manter seu bom desempenho e estabilidade como para segurança durante a direção.
No artigo de hoje abordaremos as formas corretas de montagem e desmontagem de pneus, as ferramentas necessárias e outros requisitos importantes que vão garantir a boa performance dos pneus. Aproveite a leitura!
O que acontece quando a montagem e desmontagem de pneus é realizada de forma inadequada?
A montagem e desmontagem de pneus envolve diversos critérios que precisam ser observados. Isso para evitar danos mecânicos aos veículos e também preservar sua segurança.
Caso esses procedimentos sejam efetuados com baixa lubrificação, ferramentas inadequadas ou realizadas de forma incorreta, podem gerar danos ao pneu, comprometendo seu desempenho durante a rodagem.
Os talões dos pneus precisam estar inseridos dentro do rebaixamento da roda. Se estiver fora do lugar, ele pode passar pelo flange da roda, gerando danos.
Quanto à lubrificação, se ela for insuficiente ou for realizada com um óleo de má qualidade, pode prejudicar a peça no momento da montagem e desmontagem do pneu de forma permanente.
Equipamentos inadequados para o processo de montagem e desmontagem de pneus também podem danificar os talões, ou até mesmo as laterais.
O ideal é efetuar a montagem e desmontagem de pneus em uma borracharia especializada. Eles contam com uma gama de ferramentas especializadas que vão garantir segurança e eficiência ao procedimento.
A seguir, deixaremos um guia prático de montagem e desmontagem de pneus para que o procedimento seja realizado da forma correta, preservando a estrutura do veículo e a segurança.
Cuidados antes da montagem e desmontagem de pneus
Para realizar a montagem e desmontagem de pneus, é importante verificar alguns critérios fundamentais para manter a segurança completa dos veículos e evitar acidentes:
Verificar se os pneus são correspondentes aos critérios de largura e diâmetro das rodas. Os pneus devem ser compatíveis com o modelo do veículo. Essa informação pode ser verificada no manual do proprietário.
Observar se as rodas estão em boas condições, livres de qualquer tipo de dano. Rodas danificadas, com desgastes ou deformações precisam ser descartadas.
Os pneus precisam estar completamente sem danos. É importante verificar se no interior existem objetos estranhos ou áreas danificadas.
- Utilização das câmaras de ar:
No momento da instalação dos pneus é importante utilizar somente câmaras de ar novas, para evitar rompimentos durante o uso.
Caso o modelo do pneu não tenha câmera de ar, ele só pode ser instalado em rodas apropriadas para esse tipo.
Os pneus que não possuem câmara precisam, obrigatoriamente, estarem com válvulas de borracha novas. Caso a pressão utilizada for maior, as válvulas precisam ser específicas para alta pressão, sejam de borracha ou metal.
Para utilização de Sistema de Monitorização de Pressão dos Pneus (TPMS), é importante verificar as recomendações do fabricante sobre a inspeção ou renovação do sensor no momento da troca.
Realizando essas verificações, vamos ao processo de montagem e desmontagem de pneus.
Processo de desmontagem de pneus
O núcleo da válvula deve ser desparafusado e removido antes de retirar o pneu da roda. Isso garante que a pressão restante contida no pneu seja liberada por completo.
Montagem de pneus
Uma vez que o pneu foi desmontado, os procedimentos abaixo devem ser seguidos para iniciar a montagem.
A montagem de pneus é iniciada pelos talões. Tanto os talões do pneu como os da roda devem receber um lubrificante apropriado para montagem de pneus. Essa aplicação deve ser efetuada antes de iniciar a montagem.
Não é recomendado a utilização de lubrificantes à base de vaselina, silicone, petróleo ou solventes, pois podem danificar o pneu.
Durante a insuflagem do pneu, a roda deve estar presa com firmeza na máquina de montagem. Caso o pneu esteja sendo montado em máquina sem sistema para prender a roda, o pneu deve ser insuflado em uma gaiola de retenção ou qualquer outro equipamento que detenha a roda.
-
Cuidados com inflamáveis:
Evite manter produtos inflamáveis próximos aos pneus e as rodas, nem utilizar substâncias do tipo no processo de montagem dos pneus e rodas.
Além de não ser segura, essa prática pode danificar o pneu ou rodas de modo imperceptível no momento, mas que compromete o uso do pneu quando o veículo estiver em movimento.
Na instalação de pneus sem câmara, é importante verificar se os talões que ficam no rebaixo da roda estão passando primeiramente no ombro do jante.
A pressão de estalo não é maior que 330 kPa, equivalente a 3,3 bar/48 Psi. Se o pneu estiver com a pressão incorreta, podem ocorrer danos no núcleo do talão.
Caso o pneu não encaixe corretamente, mesmo utilizando esta pressão, é necessário retirar um pouco da pressão. Daí basta repetir o processo de encaixe.
Após o encaixe correto dos talões do pneu ao ressalto do jante, é preciso ajustar a pressão para melhorar o ajuste do talão nos flanges da jante. É importante lembrar que a pressão de ajuste não deve ser maior que 400 kPa (4,0 bar) /58 Psi.
Alguns países estabelecem valores máximos para a pressão de montagem. Esses valores são regulamentados pelos órgãos de padronização. No caso do Brasil, a entidade responsável é a ALAPA.
-
Ajuste da pressão operacional:
Finalmente, quando o pneu estiver devidamente montado, faça o ajuste da pressão de montagem para a pressão de operação. Essa informação é apresentada no manual do proprietário do veículo, especificada pelo fabricante.
-
Montagem de desmontagem de pneus Run Flat (SSR):
Os pneus do tipo Run Flat (SSR) possuem uma tecnologia diferenciada. Portanto, só podem ser montados ou desmontados em oficinas treinadas e certificadas pelo fabricante.
Agora que você conheceu os procedimentos para a montagem e desmontagem de pneus, é importante observar a perícia do profissional que vai realizar o procedimento, bem como a utilização de ferramentas adequadas.
Vale lembrar que realizar um processo montagem e desmontagem de pneus corretamente aumenta a vida útil do automóvel e a segurança no trânsito com a prevenção de acidentes.
Ferramentas para montagem e desmontagem de pneus é com a FVA!
A FVA é uma empresa que possui mais de 20 anos de mercado, disponibilizando ferramentas especiais para montagem e desmontagem de pneus, além de um amplo estoque de produtos.
Fale com a FVA e procure ferramentas de alta performance para montagem de desmontagem de pneus.
Esse artigo te ajudou? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.
Até a próxima! :)