O pneu simétrico, assimétrico e direcional são modelos que atendem às necessidades específicas do motorista.
Quando não se tem conhecimento sobre as características de cada um, pode ocorrer a aquisição de um modelo que não vai atender as expectativas quanto a melhora do desempenho do veículo.
No artigo de hoje falaremos sobre o pneu simétrico, assimétrico e direcional para ajudar você a escolher a solução mais adequada para sua necessidade.
Aproveite sua leitura!
O que é banda de rodagem?
Cada
tipo de pneu apresenta diferenças, como nível de aderência em pista molhada, consumo de combustível, utilização, dentre outros.
Uma das características que difere os tipos de pneus é a banda de rodagem e é ela que determina se o pneu é simétrico, assimétrico ou direcional.
A banda de rodagem é a parte do pneu que entra em contato direto com o solo. Sua função é prover resistência contra atritos e evitar danos ao pneu.
Em caso de aceleração, frenagem ou mudança de direção, a banda de rodagem é responsável pelo sucesso desses processos. Mantê-la em boas condições garante que todos os comandos do condutor sejam realizados com precisão.
A banda de rodagem é composta por sulcos e ranhuras para terminar o desenho e o tipo de pneu simétrico, assimétrico ou direcional.
Os sulcos são espaços que atuam na drenagem de água para evitar deslizamentos e também evitar superaquecimento dos pneus.
Eles também determinam o nível de aderência para pisos secos e molhados, além de diminuir o ruído.
Já as ranhuras são os desenhos da banda de rodagem. Elas atuam na drenagem de água e na diminuição da temperatura e dos ruídos do pneu.
Agora que você sabe o que é banda de rodagem, veja como ela determina o tipo do pneu simétrico, assimétrico ou direcional.
Pneu simétrico, assimétrico e direcional: entenda cada tipo
Como vimos, a banda de rodagem é responsável por determinar se o
pneu é simétrico, assimétrico ou direcional. Veja a seguir cada um desses tipos.
Pneu simétrico
O pneu simétrico apresenta o mesmo desenho nos dois lados da banda de rodagem. Quando uma linha imaginária é traçada no meio da banda, é possível verificar que o desempenho é o mesmo para os dois lados.
É um tipo de pneus bastante popular, que apresenta baixo ruído, alta durabilidade e custo acessível.
Entretanto, ele não indica a direção ou lado para rodagem, além de ter um desempenho menor em relação a outros modelos, especialmente em pistas molhadas.
O pneu simétrico é indicado para motoristas que trafegam com maior frequência em estradas e rodovias.
Pneu assimétrico
O pneu assimétrico apresenta desenhos distintos para o lado interno e externo do pneu.
Utilizando uma linha imaginária, percebe-se que ambos os lados possuem padrões de desenhos diferentes.
Esse tipo de pneu foi criado considerando as necessidades opostas para piso seco e molhado.
Seu formato mais largo garante maior contato com o solo, proporcionando mais segurança ao veículo, principalmente em pistas molhadas, favorecendo as curvas.
Além de apresentar um ótimo desempenho em pistas molhadas, o pneu assimétrico apresenta baixo ruído, e excelente performance em curvas.
No entanto, ele possui um valor mais elevado em relação a outros modelos, não apresentando muitas opções para a realização do rodízio de pneus.
Pneu direcional
O pneu direcional é um modelo mais fácil de ser identificado, já que seu desenho possui o formato de “V”, que indica o sentido de rotação para facilitar a montagem do pneu do carro.
Esse modelo de pneu possui um design esportivo, o que favorece a aparência do veículo.
Ele apresenta diversas vantagens como versatilidade, já que possui um ótimo desempenho em pistas secas e molhadas.
O pneu direcional é ideal para locais que apresentam grande incidência de chuvas, onde o motorista deve resguardar a segurança do veículo.
Apesar disso, ele apresenta um ruído maior em relação a outros modelos e é destinado para práticas esportivas.
O pneu direcional também apresenta limitações para que seja realizado o rodízio de pneus.
Seja o pneu simétrico, assimétrico ou direcional, é importante lembrar que ele é uma peça fundamental para garantir a segurança na direção. O manual do proprietário pode ser bastante útil para a auxiliar no momento da escolha do pneu simétrico, assimétrico e direcional.
Utilizar o tipo adequado de pneu para a necessidade de rodagem e que mantenha compatibilidade com o veículo garante não só um bom desempenho do carro como maior segurança no trânsito.
Pneu simétrico, assimétrico e direcional você encontra na FVA
A
FVA é uma empresa especializada em produtos, ferramentas e equipamentos para auto center, truck center e
borracharias, que presta atendimento para clientes em todo o Brasil.
Seu
estoque apresenta uma
linha completa de pneus fabricados pelas melhores empresas do mercado.
Venha conhecer a FVA e suas soluções de pneu simétrico, assimétrico e direcional.
O que achou deste conteúdo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias do segmento automotivo.
Até a próxima!