Saiba quando é indicado fazer a vulcanização em pneus
postado em 28/03/2022
Você já ouviu falar em vulcanização em pneus? Como já abordamos, os cuidados com os pneus são indispensáveis para manter a segurança e a estabilidade do veículo. Um desses cuidados é a calibragem de acordo com a tabela indicada por cada fabricante de pneus ou veículo. Todo motorista e proprietário de veículo já viveu, pelo menos uma vez, a necessidade de reparar os pneus, mesmo com todos os cuidados tomados. A vulcanização em pneus é um dos métodos aplicados para o conserto de pneus que tiveram um grande dano na sua estrutura. Para saber mais sobre o processo de vulcanização de pneus e quando ela é indicada, continue conosco neste artigo. Boa leitura!
O que é a vulcanização em pneus?
A vulcanização em pneus é um processo de reparo realizado em danos profundos, como rasgos e cortes. Uma curiosidade sobre a vulcanização em pneus é que o procedimento foi descoberto acidentalmente. Em 1839, Charles Goodyear derramou uma mistura de látex enxofre na superfície de um fogão quente. Como resultado, foi formada uma massa que não derreteu, mas demonstrou muito mais resistência do que o composto original. Por permitir o aproveitamento de todas as propriedades da borracha, a vulcanização acabou sendo adotada para o reparo de pneus e também em atividades industriais para a fabricação de pneus e câmaras de ar, que precisam potencializar a utilização da borracha em sua produção.Como é o processo de vulcanização em pneus?
Após a verificação do tipo, tamanho e localização do dano do pneu, a área passa por um processo de lixamento, tanto na parte interna como externa do local danificado. Em seguida, são aplicados uma cola especial e um laminado ou um manchão a quente, um reforço de borracha que aumenta a segurança do pneu. Além desses produtos, é aplicada vulcanite (borracha vulcanizadora) que potencializa a segurança do procedimento. Uma vez que os produtos foram aplicados, o pneu é encaminhado para a vulcanizadora e permanece por três horas, com uma hora para esquentar o pneu e duas horas para resfriamento antes de retirá-lo da máquina. Se o pneu não estiver totalmente resfriado, pode ocorrer perda de propriedades físicas originais. A vulcanizadora utiliza calor para realizar a união das moléculas de elastômero do pneu, ligando pontos a partir de ligações cruzadas. Caso o calor seja em excesso, pode ocorrer a separação dessas moléculas, reduzindo as propriedades da borracha. Basicamente, o processo de vulcanização é o descrito acima. Agora veremos quais os principais tipos de vulcanização de pneus utilizados nos processos de reparo.Os tipos de vulcanização em pneus
Como qualquer outro processo que possui evoluções das técnicas aplicadas, a vulcanização também sofreu atualizações que originaram tipos diferentes de executar o procedimento. Veja a seguir, os principais tipos de vulcanização utilizados no mercado e as características de cada um.Vulcanização com enxofre
Lembra-se que a vulcanização foi descoberta a partir de uma mistura de enxofre? Além de melhorar as propriedades da borracha natural, o látex, o enxofre acabou se tornando um dos elementos mais utilizados para borrachas. Com reações químicas entre os átomos de enxofre e as ligações de carbono presentes na borracha natural, é possível obter uma forma de rede tridimensional entre as moléculas da borracha vulcanizada. Em termos físicos, a vulcanização do enxofre permite que a borracha seja moldada, passando do estado plástico para elásticos. Tecnicamente, isso facilita o manuseio da borracha para o reparo de danos profundos no pneu e até mesmo para outros tipos de aplicações.Vulcanização com óxidos metálicos
Para esse tipo de vulcanização em pneus, são utilizados óxidos metálicos como óxido de zinco ou magnésio. Esses compostos permitem pontes entre os óxidos e os átomos de carbono. Essa ligação é mais alta e superior em relação à ligação com o zinco. Um exemplo é a borracha de policloropreno, que possui alta resistência em relação a outros tipos de borrachas. Uma das vantagens dessa ligação é originar outros tipos de borrachas de alta eficiência, tanto para a vulcanização de pneus como para utilização em outros produtos.Vulcanização com peróxidos orgânicos
Esse tipo de vulcanização utiliza borrachas saturadas, aquelas que não integram um grupo reativo capaz de formar reticulações. Uma particularidade dessa vulcanização é o peróxido não entrar na cadeia, formando radicais livres que se ligam aos carbonos, formando cadeias que diminuem a movimentação das moléculas. Utilizar esse tipo de vulcanização em pneus garante maior resistência dos pontos de reparo, mesmo em compressões em altas temperaturas, mantendo também boa flexibilidade quando em baixas temperaturas. A vulcanização com peróxido necessita de um tratamento após o processo, pois, como apresentam alta sensibilidade aos vulcanizadores, precisam de estabilização para completar o processo.Principais produtos utilizados a vulcanização em pneus
Manchão
O manchão possui um importante papel para a restauração do pneu. É um tipo de reparo que poderá ser aplicado até quando a parte danificada for mais profunda, como o rompimento da lona. Assim sendo, o objetivo do manchão é devolver resistência à estrutura do pneu, no local onde teve algum tipo de desgaste.- Manchão RAC: o manchão RAC foi desenvolvido para reparos em pneus radicais, pois tem reforço que garante mínima alteração do equilíbrio e muito flexibilidade, podendo assim acompanhar os movimentos desse tipo de pneu. É ideal para reforços com lona em regiões da banda de rolagem, ombros e laterais dos pneus.
- Manchão VD: o manchão VD foi desenvolvido para reparos em pneus diagonais para danos na banda de rodagem e ombros. Sua fabricação acompanha o mesmo sentido das lonas da carcaça do pneu diagonal.